Patrono: 
Paulo Marcelo Martins  Rodrigues


Copatrono: João da Cruz Carvalho ( tornou-se emérito em 1994)

2º Ocupante: Francisco Airton B. de Oliveira (solic. desligamento em 2011)

Ocupante atual: Izelda Maria Carvalho Costa

Curriculo:

Nasceu no Pará, em 17 de outubro de 1951. Filha de Alberto Carvalho de Sousa e Hermínia Pereira Carvalho.

Graduada em Medicina pela Universidade de Brasília, UnB (1968-1974). Residência médica no Hospital Universitário de Brasília, Universidade de Brasília, UnB (1975-1976); estágio em Patologia, Instituto Lauro de Souza Lima, Bauru-SP, Brasil (1991); mestrado em dermatologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Estagiou na Universidade de Nova Iorque (1991). Formação complementar em Cirurgia Micrográfica de Mohs. New York Medical Center, Estados Unidos (1991). Doutorado em dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (1998).

Em suas atividades profissionais, é médica concursada da Secretaria de Estado da Saúde do DF. Como docente, menciona ter sido professora de Dermatologia da Universidade Católica de Brasília (2004-2007) e professora orientadora do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, UnB. Presentemente atua como professora adjunta de Dermatologia, Hospital Universitário de Brasília, Universidade de Brasília, UnB.

Entre suas pesquisas, refere Tratamento Clínico da Lipodistrofia em Aids, estudo duplo-cego em realização no ambulatório de dermatologia do Hospital Universitário de Brasília, HUB, Universidade de Brasília, UnB. Pesquisa a respeito de HTLV-1 em dermatite atópica, em realização no ambulatório de dermatologia do Hospital Universitário de Brasília, UnB. Dentre as pesquisas que realizou, considera que a mais relevante foi Ultrassonografia em Dermatologia-Diagnóstico Precoce de Artrite Psoriásica.

Exerceu funções e cargos hierárquicos como Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Universidade de Brasília, UnB; Coordenadora do Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário de Brasília, Universidade de Brasília, UnB; Vice-Coordenadora do Serviço de Clínica Médica do Hospital Universitário de Brasília, Universidade de Brasília, UnB; Coordenadora do ambulatório de dermatopediatria, Hospital Universitário de Brasília, Universidade de Brasília, UnB; supervisora da enfermaria do Serviço de Dermatologia, Hospital Universitário de Brasília, Universidade de Brasília, UnB; Diretora da Biblioteca da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2007-2008).

Participou das bancas examinadoras de Kleyton Mesquita, tese de doutorado, Universidade de Brasília, UnB; Bogdana Kadunc, tese de doutorado, Universidade de São Paulo (USP); Vanessa Lima, dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, UnB.

Em eventos profissionais, apresentou as palestras: Abordagem no Hemangioma Infantil; onicopatias em Doenças Reumatológicas; manifestações Cutâneas de Doenças Reumáticas na Infância. Expôs também a conferência Peelings Químicos.

Foram suas práticas paraprofissionais: atuação como editora científica dos Anais Brasileiros de Dermatologia; integrou comissões cientificas de vários congressos de dermatologia no Brasil e no exterior; membro internacional da Academia Americana de Dermatologia; membro titular do Conselho Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids); membro efetivo do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica; representante brasileira na International Society of Dermatology Surgery.

Aplicou-se com muito interesse à produção literária. É autora dos livros Cirurgia Dermatológica em Consultório, 3.a edição, São Paulo: Atheneu, 2017; Guia de Dermatologia Hospitalar, 2006. Autora de vários capítulos de livros. Publicou 74 artigos em revistas indexadas. Em periódicos médicos, escreveu os editoriais Situação dos Anais Brasileiros Cem Anos da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Final de Gestão (Anais Brasileiros de Dermatologia).

Menciona entre homenagens que lhe foram outorgadas, o prêmio pelo melhor trabalho cientifico apresentado em evento científico (1998); homenagem e elogio da Diretoria do Hospital Universitário de Brasília, Universidade de Brasília, UnB; homenagem e elogio da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Considera sua melhor realização profissional ser professora da UnB. O caso que mais a impressionou entre seus doentes foi um evento raro de lipoidoproteinose. Afirma que ser médica foi um sonho seu desde criança e sente-se feliz por ter uma filha médica.