dr joão batista

 

Patrono:Elias Daher Cutait

Copatrono: Francisco Floripe Ginani  (passou a emérito em 18/03/2016)  

Ocupante Atual:  João Batista Monteiro Tajra 

Curriculo:

Nasceu em 18 de junho de 1971, em Teresina-PI. Filho de Wilson Adala Tajra e Margarida Maria da Justa Monteiro Tajra.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1995); residência médica em cirurgia geral (1997-2000); especializou-se em hemoterapia pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e em gestão de urgências e emergências pelo Instituto Sírio-Libanês; mestrado em cirurgia pela Universidade Evangélica do Paraná. Atualmente cursa doutorado em ciências da saúde pela Universidade de Brasília (UnB).

Dentre suas atividades profissionais, atua na Secretaria de Saúde do Distrito Federal como médico cirurgião geral.

Em atividades de docência, é professor de Anatomia e Cirurgia da União Educacional do Planalto Central e, atua como Coordenador de Ciências da Morfologia e é professor de Habilidades Cirúrgicas do Uniceub e Coordenador de Internato em Cirurgia.

Ocupações de cargos e funções hierárquicas: foi Diretor do Hospital Regional do Gama, foi Chefe do Núcleo de Pesquisas Clínicas do Hospital de Base do DF; foi Chefe da Unidade de Emergência do Hospital Regional do Gama; atual Chefe da Unidade de Coloproctologia do Instituto Hospital de Base.

Sua pesquisa mais relevante denomina-se Correlation and Concordance Measures Between Clinical, Endoscopic and Histological Scores Activity in Crohn's Disease Under Treatment, publicada no Scandinavian Journal of Gastroenterology, 2019.

Sua preceptoria de mais destaque ocorreu como Coordenador da Coreme do Hospital Regional do Gama (2004-2010).

Em evento profissional, expôs a palestra Translocação Bacteriana em Pacientes com Doença de Crohn, proferida no 1.º Congresso de Doenças Inflamatórias do Centro-Oeste.

Dentre suas atividades paraprofissionais, é membro titular da Sociedade Brasileira de Anatomia e membro do Grupo de Estudo de Doenças Inflamatórias (GEDIIB).

Artigos publicados: Estudo da Expressão Citofotométrica do Marcador Tumoral Caspase-3 no Adenocarcinoma de Cólon. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, 2007; Variability of the Obturator Artery with its Surgical Implications, Journal of Morphological Sciences, 2016; Scintigraphic Evaluation of Colonic Transit in Children with Constipation Using Ga-Citrate, World Journal of Nuclear Medicine, 2018.

Dentre as homenagens recebidas estão: professor homenageado por diversas turmas de Medicina das Faculdades Integradas do Planalto Central; Servidor Destaque no ano de 2016 do Hospital de Base do Distrito Federal; Menção de Louvor outorgada pela Câmara dos Deputados do Distrito Federal; paraninfo da XII e da XIII turma de medicina das Faculdades Integradas da União do Planalto Central (Faciplac); Honra ao Mérito e Agradecimento das Faculdades Integradas da União do Planalto Central; paraninfo da primeira turma de Medicina da Faculdade de Medicina do Planalto Central; patrono do Curso de Ciências Farmacêuticas, Universidade de Brasília.

Considera sua melhor realização profissional poder contribuir para a formação de jovens médicos. Declara que todos os casos médicos são impressionantes quando se faz aquilo do que se gosta. Afirma terem sido a complexidade e a multiplicidade de variáveis próprias do exercício da profissão o que mais o incentivou a ser médico.