Patrono: Fernando Paulino Soares de Souza

Copatrono: Manoel Ximenes Netto (passou a Emérito em 02/08/2010)

Ocupante atual: Edno Magalhães


Currículo:

Nasceu em 8 de dezembro de 1940, em Salvador, Bahia. Filho de Benjamim Magalhães Filho e Zildete Souza Magalhães.

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, tendo colado grau em 1967. Fez residência médica e especialização em Anestesiologia na Universidade de Brasília, UnB, mestrado e doutorado na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e Especialização em Medicina do Trabalho, na Universidade de Brasília, em 1975.

Dentre suas atividades profissionais, atuou na Secretaria de Saúde do Distrito Federal como anestesiologista (1969), no Ministério do Trabalho, em Medicina do Trabalho (1978) e na Universidade de Brasília, no Magistério Superior em Anestesiologia, professor assistente (1994) e professor adjunto, área de Cirurgia e Anestesiologia (1998).

Foi Chefe da Unidade de Anestesiologia do Hospital de Base do Distrito Federal; Diretor do Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho, DRT-DF, Ministério do Trabalho; Diretor do Hospital de Base do Distrito Federal; Chefe da área de cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília; Chefe do Centro de Anestesiologia da Universidade de Brasília e responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia da Universidade de Brasília.

Sua pesquisa mais relevante teve como título Metabolismo e Toxicidade de Anestésicos Inalatórios. Declara ter sido relevante também sua preceptoria pelo programa de residência médica em anestesiologia da Universidade de Brasília.

Dentre suas participações em bancas examinadoras, destacam-se: defesa de tese de mestrado de Marcelino Jaeger Fernandes (Rede Sarah); defesa de tese de mestrado de Cátia Sousa Gouvea (Universidade de Brasília) e concurso para professor adjunto de Cirurgia e Anestesia da Universidade de Brasília (2017).

Em eventos profissionais, apresentou as palestras O Oxigênio Pode ser Perigoso?; Controvérsias no Uso do Óxido Nitroso; Exposição Fetal às Drogas Usadas em Anestesia. Realizou também as conferências: Anestésicos em Cardiologia; O Papel do Anestesiologista na Avaliação do Risco Cirúrgico; Riscos Profissionais do Anestesiologista.

Dentre suas atividades paraprofissionais, destacam-se ter sido Presidente da Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia; membro do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Anestesiologia; Presidente da Academia de Medicina de Brasília no biênio 2014-2015; membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Anestesiologia.

Participou dos seguintes livros: Anestesia Inalatória, Rio de Janeiro, Editora SBA, 2010 (coautor e organizador); Anestesia: Casos Clínicos, Rio de Janeiro, Editora SBA, 2010 (coautor e organizador); Farmacologia Aplicada à Anestesia, São Paulo, Editora Fontenele, 2018 (organizador).

Publicou os seguintes artigos: The Effect of Beta-2 Adrenergic Receptor Haplotype Variations on Haemodinamic Response Following Spinal Anaesthesia for Caesarean Delivery, publicado em
Anaesthesia, 2012; Prevalência da Síndrome de Burnout Entre Anestesiologistas do Distrito Federal, publicado na Rev Bras Anestesiol, 2015; Efeito da Dexmedetomidina em Crianças Submetidas à Anestesia Geral com Sevoflurano: Uma Metanálise, publicado na Rev Bras Anestesiol, 2017.

Cita como sua melhor realização profissional ter sido responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, na Universidade de Brasília, UnB, por treze anos. Refere como o caso que mais o impressionou entre seus doentes o de um paciente com 8 anos de idade, vítima de traumatismo craniano grave, que acompanhou durante quarenta dias ininterruptos na UTI do Hospital de Base do DF, e teve o prazer de ter-lhe dado alta em perfeitas condições físicas e cerebrais, curado. O que mais o incentivou a ser médico afirma ter sido o grande apoio e incentivo pessoal dos seus pais.