Patrono: Carlos Chagas

Copatrona: Vanize de Oliveira Macedo

2º Ocupante: Braulio Magalhães Castro (solic. desligamento em 2010)

Ocupante atual: Iphis Tenfuss Campbell    

Currículo:

Nasceu em 30 de janeiro 1946, na cidade de Mirassol-SP. É filho de Manoel Fausto Soares Campbell e Odeth Vizzotto Tenfuss.

Graduou-se pela Faculdade Fluminense de Medicina, em 1970. Residência médica em dermatologia, no Hospital Central do IASEG, atual IASERJ (Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro), no período de 1971 e 1972. Fez curso de aperfeiçoamento em dermatologia no Hospital de Clínicas José de San Martin, em Buenos Aires, Argentina (1973) e no Children’s Hospital of Wisconsin, Milwaukee, Estados Unidos (1996). Obteve o título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela Associação Médica Brasileira (1973); mestrado em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina (1996).

Foi Diretor do Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília, UnB (1981-1982); Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (1996-1997); professor de Dermatologia, na Universidade de Brasília, UnB (1983-1993). Atuou como Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do DF nos períodos: 1975-1980 e 2013-1918.

Sua pesquisa mais relevante intitula-se Human Leukocyte Antigens in Brazilian Ashkenazic Jews with Chronic Dermatophytosis Caused by Trichophyton rubrum, Brazilian J Microbiology, 2014.

Menciona dentre seus artigos publicados: Endemic Pemphigus Foliaceus in Native Americans from Brazil, J Am Acad Dermatology, 1995; Pênfigo Foliáceo Endêmico: Fogo Selvagem, Anais Brasileiros de Dermatologia, 2001; Endemic Pemphigus Foliaceus: Current and Historic Epidemiologic
Studies, J of Invest Dermatology, 1988. É autor do livro História da Dermatologia Brasileira, Editora Medsi, 1999.

Considera como realizações especiais dignas de nota trabalhar com pacientes com fogo selvagem (pênfigo foliáceo endêmico), pesquisar a causa da doença; tratar pacientes com cromomicose com termoterapia, utilizando-se forno de Bier e conseguir excelentes resultados; ter identificado possível fator imunogenético em pacientes judeus com onicomicose causada por Trichophyton rubrum.

O que mais o impressionou entre seus doentes foi um caso de metástase cutânea de câncer visceral. Lembra-se de que foi muito incentivado por sua mãe a ser médico. Sente-se feliz por ter três filhos médicos: Leonardo, ginecologista; Frederico, saúde da família e comunidade, e André, psiquiatra.

Currículo Lattes