Patrono: Jairo Ramos    

Copatrono: Renault Mattos Ribeiro (passou a Emérito 18/09/2009)    


Ocupante atual: Jair Evangelista da Rocha

Curriculo:

Nasceu em 9 de abril de 1940, em Catalão, Goiás. Filho de Benjamim Evangelista da Rocha e Maria Evangelista da Rocha.

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 1967. Fez estágio de aprofundamento complementar em endocrinologia infantil na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (1969). Concluiu residência médica em pediatria (1968-1970) no Primeiro Hospital Distrital de Brasília, atual Instituto Hospital de Base do Distrito Federal, onde realizou aprofundamento em endocrinologia infantil (1969) e obteve o título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (1971).

Como atividades profissionais em exercícios de cargos e funções, trabalhou como membro integrante e Presidente da Comissão de Residência Médica do Hospital de Base do Distrito Federal (1971-1972); preceptor de Pediatria do Hospital de Base do DF (1971-1991); médico do Hospital Santa Helena (1972-2009); Coordenador de Pediatria da Secretaria de Estado de Saúde do DF (1991-2005); Chefe da Unidade de Pediatria do Hospital de Base do Distrito Federal (1991-2007); Diretor-Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Criança de Brasília (2017-2018); membro do Conselho de Administração do Hospital da Criança de Brasília (Icipe).

Em atividades paraprofissionais, participou como membro da Comissão Eleitoral do Conselho Regional de Medicina na eleição de 2018; membro do Conselho Fiscal da Academia de Medicina de Brasília.

Participou de bancas examinadoras de concurso público para residência médica em cinco oportunidades e em de concurso público para médicos da Secretaria de Estado de Saúde do DF em três eventos.

Dentre suas pesquisas publicadas, destacam-se: Disostose Cleidocranial em Neonato, Brasília Médica, 1976; Nanismo de Silver Russel, Jornal de Pediatria, 1977; Paracoccidiomicose Infantil, Radiologia Brasileira, 1997.

Enunciou várias palestras em Congressos de Pediatria e Endocrinologia Pediátrica (1970-2010); participou de cursos como professor convidado, Universidade de Brasília, UnB; palestrante no evento Curso Nacional da Nestlé, Sociedade Brasileira de Pediatria.

Dentre as homenagens recebidas, constam as placas da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal; do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal; Amigo da Marinha do Brasil. Recebeu também o diploma de Mérito Ético Profissional, outorgado pelo Conselho Regional de Medicina-DF. Recebeu as medalhas: Mérito de Brasília, Governo do Distrito Federal, 1991; Cidadão Honorário de Brasília pela Assembleia Legislativa do DF, 2012; Ordem do Mérito Cívico, Liga de Defesa Nacional, 2012; membro emérito do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada;

Foi merecedor de elogios oficiais e menções honrosas em 22 oportunidades, pela direção do Hospital de Base do Distrito Federal ao longo dos seus quarenta anos de atividade profissional.

Considera como suas realizações especiais ter assumido a chefia da Unidade de Pediatria do Hospital de Base do Distrito Federal de 1991 a 2007, ter participado da coordenação do projeto para construção do Hospital da Criança de Brasília até sua inauguração em 2013 e ter sido Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Criança de Brasília (Icipe).