Patrono: Fernando Paulino - Cadeira 10

Copatrono: Manoel Ximenes Netto (passou a Emérito em 02/08/2010)

 

Ocupante atual: Edno Magalhães

Currículo:

Nasceu em 2 de fevereiro de 1935, em Açu, Rio Grande do Norte. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Estagiou com o Prof. Dr. Fernando Paulino, no Hospital São Miguel, no Rio de Janeiro (1969) e na Harvard Medical School (1979). Residência médica na Cleveland Clinic Health System, em Cleveland, Ohio (1959-1966); livre docência na Universidade Federal de Goiás (1978).

Dentre suas atividades profissionais e de ensino foi médico do Hospital das Forças Armadas e Professor Adjunto da Universidade de Brasília (1970-1976).

Ocupou as seguintes posições hierárquicas: Chefe do Departamento de Medicina Especializada da Universidade de Brasília e Chefe da Unidade de Cirurgia Torácica do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal.

Sua pesquisa mais relevante teve como título Alterações Pulmonares no Choque Hemorrágico Experimental, tese de Livre Docência.

Sua preceptoria mais importante foi exercida na Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital de Base do Distrito Federal.

Participação das seguintes bancas examinadoras: avaliação da tese de doutorado de Dr. Humberto Alves de Oliveira, Universidade de São Paulo e da tese de doutorado de Dr. Flávio Brito, Universidade de São Paulo; tese de livre docência de Dr. Bruno Palombini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sua consultoria mais relevante ocorreu junto ao Hospital das Doenças do Aparelho Locomotor Sarah Kubitscheck.

Em eventos profissionais, pronunciou, como visiting lecturer of the Mayo Clinic, a palestra The Reversed Gastric Tube e, na Albuquerque Academy of Surgery, apresentou a conferência Surgical Treatment of Esophageal Chagas Disease.

Quanto às atividades paraprofissionais, é membro do corpo editorial da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do Jornal Brasileiro de Pneumologia e da Revista Brasília Médica (1991-1993); foi Presidente do VI Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica, Brasília, 1989.

Quanto às suas produções literárias, é coautor dos livros Thoracic and Esophageal Surgery, Churchill Livingstone, Elsevier, 2008. Cirurgia Torácica Geral, Editora Atheneu, 2011. Publicou os artigos: Paraganglioma de Mediastino com Metástases Pulmonares, J Bras Pneumol, 2005; Quilotórax Espontâneo Bilateral, J Bras Cir Tor, 2012.

Recebeu as seguintes homenagens: prêmio Cleveland Academy of Surgery, Cleveland, Ohio, Estados Unidos; elogio oficial do Hospital de Base do Distrito Federal; diploma de honra do Esophageal Surgery Club; título de Membro Honorário da Academia Norte-Riograndense de Medicina.

Considera sua melhor realização profissional ter sido residente chefe de Cirurgia da Cleveland Clinic Health System, Cleveland, Ohio, Estados Unidos.

Registra como o caso que mais o impressionou entre seus doentes foi o de um paciente que necessitou de seus cuidados no centro cirúrgico 56 vezes e, tendo em vista seus resultados, veio a receber o prèmio do Esophageal Surgery Club (award of excelence).

Assinala como o que mais o incentivou a ser médico foi cuidar de sua mãe, viúva antes de seu nascimento, visto que seu pai faleceu num acidente de automóvel. Afirma ter um filho médico cirurgião.