Cadeira 4

 

Patrono:  Paulo Marcelo Martins  Rodrigues - Cadeira 04

Copatrono: João da Cruz Carvalho

 

Ocupante atual: Izelda Maria Carvalho Costa

Curriculo:

 (1930-2016)

Nasceu em 22 de novembro de 1930 em Madre de Deus, Minas Gerais.  Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais em 1956.

Especializou-se em neurocirurgia e atuou como neurocirurgião no Hospital Vera Cruz, Belo Horizonte. Transferiu-se para o Primeiro Hospital Distrital de Brasília
(1.º HDB) em 1964 e integrou-se à Unidade de Neurocirurgia. Atuou posteriormente no Hospital das Forças Armadas (HFA) e no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). 

Foi Secretário de Saúde do Distrito Federal. Foi um dos membros fundadores da Academia de Medicina de Brasília, presente na primeira reunião destinada à criação da Academia em 18 de outubro de 1989.

Entre as homenagens que lhe foram conferidas, constam a placa de ouro de gratidão dos médicos residentes e estagiários da Unidade de Neurocirurgia do 1.º HDB em 1970; medalha de prata do Hospital das Forças Armadas (HFA); medalha do Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1984; placa de prata outorgada pelos médicos residentes da Unidade de Neurologia do 1.º HDB em 1992; medalha Juscelino Kubitschek; medalha de ouro da presidência do VIII Encontro Regional de Neurocirurgiões do Brasil Central, Uberaba-MG, 1997.

Faleceu em 29 de outubro de 2016. Em homenagem prestada por seus pares, consta em placa de ouro, conferida pela Diretoria Executiva da Fundação Hospitalar do Distrito Federal em 1988: O título que V. recebe é das homenagens mais justas que esta Capital jamais prestou. Quem conhece sua vida sabe que ela se confunde com a História de Brasília e, na área da saúde, tanto na atividade pública quanto na particular, prestou elevados serviços. Entre os grandes pioneiros com os quais conviveu, foi figura destacada, foi sempre despretensioso e simples na sua mineirice, leal e dedicado aos amigos. Parabéns pela carreira de sucesso, pelo trabalho, pela dedicação a todos nós.