capa anais 2018 2019Anais 2018-2019

Anais são, por definição, um registro histórico conciso, nos quais determinados eventos são organizados cronologicamente, ano a ano. Os registros médicos têm uma história surpreendentemente longa e ilustre que remonta, no mundo ocidental, a civilizações tão antigas como as da Mesopotâmia e Egito, Grécia e Roma, entre outras.

Os Anais da Academia de Medicina de Brasília, embora pertençam à nossa contemporaneidade, não são menos importantes. Editados desde 2009, registram o ponto de vista de médicos e autoridades, assim como as diferentes abordagens pelas quais passou a saúde do Distrito Federal durante os trinta anos de história da nossa instituição.

Neste volume encontram-se catalogadas as sessões plenárias realizadas ao longo dos anos de 2018 e 2019. São assuntos que demandam especial interesse para a nossa comunidade, uma vez que além de oferecerem visões distintas sobre os problemas que enfrentamos na vida cotidiana, lançam também luz sobre aqueles que deveremos enfrentar no futuro.

 

 

 

Capa Academia 2016 2017Anais 2016-2017

Conceitos que nos são caros e que continuam a nortear nossa vida pessoal e profissional, independentemente de faixa etária, são a tônica desses diálogos: o reconhecimento que não somos infalíveis e a certeza de que sempre haverá espaço para se aprender um pouco mais, a manutenção de nossos valores éticos e a obrigação de colocarmos as necessidades do paciente acima das nossas.

Capa Anais 2014 2015

Anais 2014-2015 

Bons registros, como esses Anais, abrangem mais do que apenas dados de pesquisa: incluem descrições de planejamentos, interpretações de resultados, gerenciamento e planejamento de outras pesquisas, além de replicar resultados e documentar eventuais colaborações. Os temas incluídos nesse volume correspondem aos debatidos nas sessões plenárias realizadas no biênio 2014-2015. Boa leitura!      

Anais 2013-2014

As palestras e os debates inseridos nestes Anais de 2013 traduzem o pensamento crítico, em várias áreas do conhecimento, para o entendimento holístico da Medicina.

Anais de 2012-2013

Os debates inseridos nestes Anais e ocorridos durante o ano de 2012 contribuíram como reflexão a respeito de vários temas importantes da atualidade.

O alcance dessas discussões, ao envolver múltiplas instituições governamentais tem grande possibilidade de resultar em impacto positivo na prática médica, como contribuição para a Medicina desejada por todos.